A área da Fitoterapia Chinesa é frequentemente mal compreendida no Ocidente devido à escassez de material bibliográfico que trate o assunto com a profundidade necessária. Devido à sua estrutura complexa frequentemente nos deparamos com erros básicos devido a uma má interpretação das suas regras gerais.
Fitoterapia, literalmente quer dizer, terapia através de plantas, é conhecida na China há mais de 3 mil anos numa época quem que os livros eram escritos em pergaminhos, casco de tartaruga e seda. Uma fórmula fitoterápica chinesa poderá englobar 6 ou mais plantas, desta forma, neste método são combinadas em proporções que maximizam os seus efeitos e inibem possíveis efeitos colaterais. O conhecimento destas combinações e proporções é fruto de milhares de anos de experimentação e pesquisa.
Ao longo dos séculos vários autores se debruçaram e publicaram diversos livros sobre as substâncias medicinais. Na época da última Dinastia Han (25-220 d.C.), quando os clássicos foram compilados, surgiu a Matéria Médica Clássica do Esposo Divino e Discussões de Desordens Induzidas pelo Frio (Shang Han Lu) de Zhang Zhong Jing, os quais são as fontes de todas as prescrições utilizadas até hoje. Estas Fórmulas encontram-se nos livros em diversos idiomas e são utilizadas e estudadas em quase todos os países.
Para se fazer uma fórmula na Fitoterapia Chinesa é preciso conhecer-se as capacidades energéticas, curativas e sinérgicas das ervas, ou seja, a interacção de uma planta com as outras. Na formulação chinesa existe uma erva Imperador, que vai determinar a acção da fórmula, as ervas Ministros, que ajudam a potencializar a acção do Imperador, as suas ervas Assistentes que são necessárias para o bem estar da pessoa e cuidam do estomâgo para que este receba a fómrula, e por fim as ervas Mensageiras que levam as ervas para o local necessário.
O povo acreditava na sua habilidade de observar e entender a natureza, a saúde e a doença eram objectos dos princípios da ordem natural. A Fitoterapia Chinesa não pensa em cura mas em equilibrio, pois o organismo busca a auto-cura.
Sem comentários:
Enviar um comentário