Páginas

Translate

sábado, 28 de setembro de 2013

Acupuntura - como é e para que serve



A acupuntura apresenta bons resultados perante diversas enfermidades. Os instrumentos utilizados são simples, económicos, seguros e sem efeitos colaterais. Consiste na penetração da pele por pequenas agulhas metálicas muito finas e sólida, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos eléctricos em determinados pontos específicos do corpo para melhorar a saúde, diminuir a dor ou simplesmente para melhorar o bem estar do paciente. 
O diagnóstico é feito após questões sobre diferentes aspectos da vida do paciente e observação de manifestações físicas como a pulsação, respiração, cor e aspecto da pele e da língua.




Esta técnica de estimulação de determinados pontos e canais de energia do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo como equilíbrio de Yin e Yang, podem causar reacções em outras regiões dos orgão de forma a obter resultados medicinais. Segundo a MTC, os pontos podem transmitir a função e as mudanças dos órgãos do interior do corpo para o exterior e, ao mesmo tempo, comunicar os factores exógenos até ao interior. 




A princípio os pontos não possuíam locais determinados. como desenvolvimento da própria acupuntura também a descoberta dos pontos, a sua localização e função, foram sendo definidas. Para facilitar a memorização das suas indicações, os pontos foram denominados segundo as características da região anatómica onde se encontravam e a sua função em particular. 
Com as constantes práticas clínicas, constatou-se que uma pessoa ao padecer de certa doença, pode aparecer em determinadas áreas da pele ou nalguns pontos que encontram em regiões diferentes, fenómenos anormais, tais como a dor, distensão ou calor. O que levou ao conhecimento do princípio da relação entre pontos e as doenças e chegar a um possível diagnóstico observando os pontos de acupuntura. 


Desde os anos 70, que a OMS (Organização Mundial de Saúde) reconhece a acupuntura como complemento da medicina moderna. Houve diversos estudos científicos no sentido de comprovar a sua eficácia. No documento "Acupunture: Review and analysis of report on controlled clinical trials" é exposto os resultados dessas pesquisas. 
Foi analisada a eficácia da acupuntura, assim como as técnicas de moxabustão, ventosas, sangria, eletro-acupuntura, laser-acupuntura, magneto-acupuntura, massagem shiatsu/tuina e acupressura (pressão digital nos pontos), em comparação com tratamentos convencionais para 147 doenças, sintomas e condições de saúde.
A técnica sobrevive há milénios, mostrando benefícios em indivíduos com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos e até mesmo dermatológicos. Também está indicada para a redução da dor em casos de fibromialgia e dores nas costas, tratamento de náuseas e vómitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias e diminuição da tensão emocional. Todas estas enfermidades surgem na lista da OMS, no total são mais de 40.  






Sem comentários:

Enviar um comentário