Páginas

Translate

domingo, 8 de setembro de 2013


Um pouco de história


A Tuina é uma especialidade médica dentro da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que usa as mãos como instrumento para tratar doenças, é uma das mais antigas formas de medicina da humanidade. Pode ser comprovado na história médica de uma das mais antigas nações do mundo, porque, o costume de esfregar, comprimir, amassar ou bater com as mãos em seus corpos ou os de seus companheiros, a fim de se livrarem do frio, ou do desconforto ocasionado pela fadiga, distensão abdominal e vários ferimentos, é um instinto inato do ser humano. Nos tempos primitivos, quando ainda não existia nenhum instrumento médico, os chineses antigos não podiam fazer nada além de usar o método espontâneo de auto-esfregamento, auto-amassamento ou auto-batimento no corpo. Assim, estimula os Pontos ou outras partes da superfície do corpo, para corrigir o desequilíbrio fisiológico e alcançar efeitos curativos.




Na China, a Tuina remonta ao reinado do Imperador Huangdi, durante o qual era chamado de Anwu. Nas épocas da Primavera e Outuno, e dos estados combatentes (há 2 000 anos), desenvolveu-se tornando-se um método medicinal, a que chamavam Anmo.
Durante as Dinastias Qin e Han, no tempo dos três Reinos (205 a.C. - 280 d.C.), os conhecimentos acumulados e os métodos criados nos tempos anteriores, contribuiram para a publicação do livro sobre o Anmo, intitulado Huang Di Qi Bo Na Mó Jing Shi Juan (Clássicos sobre massagem do Imperador Amarelo e de Qi Bo).  Foi um dos primeiros livros da história da MTC, mas perdeu-se. Um outro livro escrito na mesma época, clássico da MTC, preservado até hoje na China, Huang Di Nei Jing. Aborda quase todos os aspectos da terapia Anmo, tais como a origem, manipulações, aplicações clinicas, sintomas, princípios terapêuticos e ensinamentos.
Mais tarde, o médico Zhang Zhongjing, sumariou e editou, pela primeira vez, o método Gaomo, no seu livro Jin Kui Yao Lue (Tratado sobre doenças febris e mistas). Prescrevia que um unguento, preparado com ervas medicinais, deveria ser espalhado em certas partes do corpo do paciente, em pontos seleccionados e pertencentes a canais, e então aplicar a terapia Anmo (com unguento e manipulações). Isto melhorou, não somente os meios terapêuticos, mas também ampliou a faixa de aplicação da massagem.
Tao Hongjing, famoso cientista médico, taoísta e alquimista das Dinastias do Norte e do Sul, escreveu um volume especial, Yang Xing Yan Mig Lu (Exercícios Físicos, respiratórios e massagem), incluídos no livro “Registo sobre a Preservação da saúde e Prolongamento da Vida”, que possui um conteúdo muito rico, com muitas informações sobre uma série de práticas de exercício físico e respiratório, tais como: compressas quentes para os olhos, pressionar os olhos, endireitar as orelhas, criar cabelos, massagem facial e banhos secos, etc. Isto ajudou a criar a técnica de auto-massagem com a finalidade de preservação da saúde e auto-tratamento de doenças.
Nos séculos posteriores, considera-se que a terapia Anmo podia tratar doenças causadas por 8 factores patogênicos: vento, calor, frio, humidade, fome, excesso de alimento, fadiga e ociosidade, o que ampliava grandemente a faixa de aplicação da massagem. Esta torna-se um ramo da MTC para a prática clinica. Alcançou um bom desenvolvimento na sua teoria básica, na técnica de diagnóstico e no tratamento, graças ao rápido desenvolvimento da política da China, da sua economia, cultura e transporte e da excelente situação de intercâmbio cultural com países estrangeiros a massagem foi também introduzida na Coreia, Japão, Índia, etc.
Muito mais tarde, na Dinastia Ming (1368-1644), começará a ser também utilizada nos tratamentos infantis. A Tuina infantil toma forma como um ramo académico e foi estabelecido um sistema independente de diagnóstico de massagem, manipulações, pontos de aplicação e de tratamento. Além do mais, o termo Tuina, utilizado actualmente, foi desenvolvido neste período como substituto de Anmo.
Na Dinastia Qing, o Tuina infantil teve o seu maior desenvolvimento, além que neste período, apareceram um grande número de médicos famosos em Tuina infantil e de livros clássicos que vieram influenciar as gerações posteriores. Os massagistas, nesta época, fizeram realizações notáveis ao tratar lesões com Tuina. No livro Yi Zong Jin Jian (O espelho dourado da medicina), é considerado as seguintes manipulações como os 8 métodos para tratar lesões: Mô (apalpar), Jie (religar), Chuai (segurar), Ti Tui (levantar), Na (pressionar), An (comprimir), Mó (fricção).
A médica de traumatologia da Tuina foi formada basicamente durante este período.
Depois da fundação da República Popular da China, em 1949, o governo defendeu a MTC com grande empenho e começou a olhar para a Tuina com uma nova perspectiva. Em 1956, a primeira classe de treino em Tuina foi estabelecida na cidade de Shanghai. Dois anos depois, era instalada a primeira clinica de Tuina e a Escola Técnica, também em Shanghai. Em 1974, a primeira secção de Tuina apareceu no Departamento de Acupuntura, Tuina e Traumatologia da Academia de Shanghai de MTC. Espalhando-se pelas universidades de MTC de Beijing, Nanjing, Fujian e Anhui. Fornecendo condições para o desenvolvimento de excelentes médicos.
Em 1987, o intercâmbio académico de Tuina, nacional e internacional, foi muito incrementado. O número e qualidade de monografias e teses escritas sobre a Tuina alcançou recordes históricos, e pesquisas cientificas sobre a prática clinica do Tuina tambem foram um sucesso.


Actualmente, a terapia Tuina floresce na China, está a tomar parte activa em vários campos da medicina tais como: o serviço médico, a reabilitação e preservação da saúde. É uma terapia segura, eficaz, sem risco e livre de efeitos colaterais e será aceite sem dúvida cada vez mais pelas pessoas de todo o mundo e contribuirá grandemente par a saúde e prolongamento da vida de todos.


Sem comentários:

Enviar um comentário