Um pouco de história
A Tuina é uma especialidade médica dentro da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que usa as mãos como instrumento para tratar doenças, é uma das mais antigas formas de medicina da humanidade. Pode ser comprovado na história médica de uma das mais antigas nações do mundo, porque, o costume de esfregar, comprimir, amassar ou bater com as mãos em seus corpos ou os de seus companheiros, a fim de se livrarem do frio, ou do desconforto ocasionado pela fadiga, distensão abdominal e vários ferimentos, é um instinto inato do ser humano. Nos tempos primitivos, quando ainda não existia nenhum instrumento médico, os chineses antigos não podiam fazer nada além de usar o método espontâneo de auto-esfregamento, auto-amassamento ou auto-batimento no corpo. Assim, estimula os Pontos ou outras partes da superfície do corpo, para corrigir o desequilíbrio fisiológico e alcançar efeitos curativos.
Na China, a Tuina remonta ao reinado do Imperador Huangdi, durante o qual era chamado de Anwu. Nas épocas da Primavera e Outuno, e dos estados combatentes (há 2 000 anos), desenvolveu-se tornando-se um método medicinal, a que chamavam Anmo.
Durante as Dinastias Qin e Han, no tempo dos três Reinos (205 a.C. - 280 d.C.), os conhecimentos acumulados e os métodos criados nos tempos anteriores, contribuiram para a publicação do livro sobre o Anmo, intitulado Huang Di Qi Bo Na Mó Jing Shi Juan (Clássicos sobre massagem do Imperador Amarelo e de Qi Bo). Foi um dos primeiros livros da história da MTC, mas perdeu-se. Um outro livro escrito na mesma época, clássico da MTC, preservado até hoje na China, Huang Di Nei Jing. Aborda quase todos os aspectos da terapia Anmo, tais como a origem, manipulações, aplicações clinicas, sintomas, princípios terapêuticos e ensinamentos.
Mais tarde, o médico Zhang Zhongjing, sumariou e editou, pela primeira vez, o método Gaomo, no seu livro Jin Kui Yao Lue (Tratado sobre doenças febris e mistas). Prescrevia que um unguento, preparado com ervas medicinais, deveria ser espalhado em certas partes do corpo do paciente, em pontos seleccionados e pertencentes a canais, e então aplicar a terapia Anmo (com unguento e manipulações). Isto melhorou, não somente os meios terapêuticos, mas também ampliou a faixa de aplicação da massagem.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQOITWoG716q4im3X4p-J8Z-jgecpMh4wXYfav2RKS6B3Pdjbc64fc_O7v1rRobHCo92VaFp8pcqsXOgQ6NMHWDjLzgsKXMdcyHUmGX-4WDX8H6-SEeRp2ud6Tv0pFOUFatbfrGVKDv0c_/s1600/tuina3.jpg)
Nos séculos posteriores, considera-se que a terapia Anmo podia tratar doenças causadas por 8 factores patogênicos: vento, calor, frio, humidade, fome, excesso de alimento, fadiga e ociosidade, o que ampliava grandemente a faixa de aplicação da massagem. Esta torna-se um ramo da MTC para a prática clinica. Alcançou um bom desenvolvimento na sua teoria básica, na técnica de diagnóstico e no tratamento, graças ao rápido desenvolvimento da política da China, da sua economia, cultura e transporte e da excelente situação de intercâmbio cultural com países estrangeiros a massagem foi também introduzida na Coreia, Japão, Índia, etc.
Muito mais tarde, na Dinastia Ming (1368-1644), começará a ser também utilizada nos tratamentos infantis. A Tuina infantil toma forma como um ramo académico e foi estabelecido um sistema independente de diagnóstico de massagem, manipulações, pontos de aplicação e de tratamento. Além do mais, o termo Tuina, utilizado actualmente, foi desenvolvido neste período como substituto de Anmo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8ahfiuMcReNxe3v_qrwJwT0vG0OzyqY00mZcfP7y5A2_l2SpcJIqBG_AAsrR63dTrNda95WvrZmZ7V8C02kv4t7UQYpWmAT9tchO8Ws0X_ZqzrW8AbUmT7lU7CSdIXP8C-kSw_pf3C9eF/s1600/tuina6.jpg)
A médica de traumatologia da Tuina foi formada basicamente durante este período.
Depois da fundação da República Popular da China, em 1949, o governo defendeu a MTC com grande empenho e começou a olhar para a Tuina com uma nova perspectiva. Em 1956, a primeira classe de treino em Tuina foi estabelecida na cidade de Shanghai. Dois anos depois, era instalada a primeira clinica de Tuina e a Escola Técnica, também em Shanghai. Em 1974, a primeira secção de Tuina apareceu no Departamento de Acupuntura, Tuina e Traumatologia da Academia de Shanghai de MTC. Espalhando-se pelas universidades de MTC de Beijing, Nanjing, Fujian e Anhui. Fornecendo condições para o desenvolvimento de excelentes médicos.
Em 1987, o intercâmbio académico de Tuina, nacional e internacional, foi muito incrementado. O número e qualidade de monografias e teses escritas sobre a Tuina alcançou recordes históricos, e pesquisas cientificas sobre a prática clinica do Tuina tambem foram um sucesso.
Sem comentários:
Enviar um comentário