Como prescrever individualmente
A MTC ao ter entendido a interacção dos alimentos com o corpo e as influências que as energias celeste e terrestre exercem sobre ele elaborou os procedimentos para as pessoas usufruírem da melhor maneira o que a natureza oferece sem prejuízos para estas e de maneira a que a natureza possa servir o ser humano.
Desta forma, os alimentos são escolhidos de acordo com o tipo de desequilíbrio interno e o padrão diagnosticado em consulta. Por exemplo, se o corpo está muito quente, alimentos que refrescam e que baixam a temperatura corporal são prescritos. Rebentos, legumes, mais fruta, sumos, por exemplo fazem essa função no organismo.
Se o corpo tem por exemplo retenção de alimentos são prescritos alimentos com propriedades específicas de promover uma digestão mais eficaz. Um pouco de picante pode ser acrescentada à dieta, como gengibre, alho francês, mostarda.
Na prática, alguém com uma constituição excessivamente quente (Yang) pode piorar a sua condição se comer muitos alimentos "quentes" -assados, grelhados- como carnes vermelhas, malaguetas, alho. Enquanto alguém com sintomas de frio poderia melhorar a sua condição se comer alimentos mais quentes, na forma de sopas, caldos, papas nutritivas, chás quentes.
Ao selecionar os alimentos que se adequam à nossa constituição, os nossos corpos são capazes de trabalhar de forma mais eficiente.
Tentar respeitar sempre:
1. Comer devagar, mastigar bem e comer diariamente em horários regulares. A regularidade promove um bom fluxo do "Qi” da digestão e desencoraja a acumulação ou a estagnação dos alimentos.
2. Comer no espaço de uma hora depois de acordar. Quando uma pessoa não está com fome de manhã, isso implica uma fraqueza do sistema digestivo. A energia do Estômago é mais forte nas primeiras horas da manhã, especialmente entre as sete e as nove horas. Evite comer grandes refeições à noite. O “Qi” do Estômago está mais fraco entre de 7 e as 9 horas da noite. Sobrecarregar o sistema digestivo pode levar à acumulação de alimentos e tem um efeito negativo sobre a qualidade do sono.
3. Não comer enquanto está se está mentalmente preocupado, stressado. Apreciar com tempo o que se está a comer. Trabalhar demasiado e stress emocional exagerado, afecta diretamente o bom fluxo do “Qi” e contribui para uma fraca digestão a médio e longo prazo.
4. Não beber grandes quantidades de líquidos com as refeições. O líquido não só diminui o ácido do Estômago e torna mais difícil que o Estômago digira a comida, como também sobrecarrega o sistema digestivo.
5. Incluir regularmente na dieta caldos quentes, sopas, guisados.
Sopas quentes e legumes cozidos são de fácil digestão e é uma nutrição fácil de assimilar. Isto é especialmente bom se a digestão estiver severamente comprometida ou se você está muito doente e fraco. Se você é especialmente fraco ou sofre de absorção inadequada de nutrientes, tente o que eu chamo de "comida de bébé". Cozinhar os legumes juntos por um longo tempo numa panela de barro ou assá-los e, em seguida, reduzi-los a puré. Isto vai dar ao seu alimento uma qualidade quente e requer menos trabalho, permitindo maior repouso do seu sistema digestivo e maior capacidade de recuperar.
6. Concentrar-se em uma dieta à base de vegetais.
Reduzir ou eliminar o consumo de alimentos processados, açúcar, trigo e produtos de origem animal em excesso. Fazer pelo menos 50% do seu prato com legumes em todas as refeições, uma mistura de cozido e cru (a menos que tenha propensão a sentir frio generalizado.
(ver o número 8 abaixo em evitar alimentos crus).
7. Escolha as refeições que são de fácil digestão. Use os princípios de combinação de alimentos simples para assegurar uma digestão eficaz, especialmente se a sua digestão é difícil. Há muitas maneiras de abordar a combinação de alimentos desde um modo rigoroso a modo muito simples,tem que encontrar o que funciona para si.
8. Não coma um excesso de alimentos crus ou frios, bebidas frias ou guloseimas geladas. Os fanáticos de alimentos crus vão discordar com esta filosofia, mas a teoria chinesa afirma que muitos alimentos crus podem esgotar a força digestiva. Apesar das excelentes enzimas disponíveis em alimentos crus e vivos, é de mais difícil digestão, especialmente se tiver uma digestão enfraquecida devido a doença, intestino irritável, ou intestino solto.
Os alimentos crus forçam o corpo a trabalhar mais para literalmente aquecer a comida antes que possam ser digeridos, usando mais energia digestiva. Sushi, cerveja gelada, água do frigorífico, bebidas frias e muita comida congelada (como gelados) são um choque para o sistema digestivo. Como todas as coisas, é uma questão de equilíbrio e de ouvir o seu corpo. Não ser demasiado fundamentalista.
9. Pense: como se sente depois de comer uma malagueta picante ou leite frio de manhã? Oiça o seu corpo e os sinais que ele fornece diariamente. E escolha uma alimentação que se adapte à estação e à sua constituição.
Sem comentários:
Enviar um comentário