É utilizada há milhares de anos pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC), não é uma técnica exclusiva desta medicina, havendo registo de utilização das ventosas para fins terapêuticos em antigas civilizações como a Egípcia, Grega, em toda a África e nas comunidades índias americanas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfSVcyKTMPD0dmpcVFEEKbE8f5sxMpaHE-sE13kwXK1HyTPDj6IWybV4fTEfzrVRk7t-3UoiJhPosoEtgeR_eE2ZGeJZEWGIRCfpaqJ_sqamm5HQ83wxF0ZY4uamVMIC4pIWx12ysAGeYC/s1600/ventosas1.jpg)
O uso de ventosas no Ocidente antigo era um elemento terapêutico de bastante uso e de grande valor panaceico. Pois por falta de outros recursos médicos, a ventosaterapia era utilizada praticamente na cura de todas as doenças. Abordada como um instrumento curativo mágico, pelo contacto intimo com o interior corpo através do sangue. Também era respeitada pela sua actuação no elemento energético gerado pela respiração. Teoria que se aproximava dos conceitos da MTC.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5ejTt5ysQfr8i6LeINrSEBl_y8p1l2kea06LXTEo5a1uhqSFaNHh9mrMkUh4R5LCdOpPFnSdLtO8HKdULRkglTmZaWE9yt6iTsf_s_36TTERSnYMI_xoPeSnvXaU9qjiMNZTbA32S998p/s1600/ventosas_sanguessuga.jpg)
No Oriente, o uso de ventosas foi desenvolvido com base na acupuntura e aplicação das ventosas foi originalmente conhecida como Método Chifre. Os chifres eram aquecidos criando-se um vácuo quando eram colocados sobre a pele. O propósito era curar doenças e retirar o pus.
O que distingue estas habilidades primitivas dos chineses, das outras áreas do mundo, é a extensão do seu subsequente desenvolvimento, dentro da estrutura da tradicional fisiologia e patologia. O Método Chifre foi posteriormente substituído por outros métodos de sucção mais desenvolvidos, em que se obtinha o efeito de ventosa utilizando cúpulas de bambu, metal e posteriormente o vidro.
Actualmente, as ventosas mais utilizadas são feitas de plástico e são acopladas no corpo através da fixação de uma "bomba" de pressão que esvazia o ar de dentro dos copos após a sua colocação sobre a pele nos pontos desejados. Nas outras ventosas é utilizado o fogo, que cria uma pressão negativa no interior do copo que permite que ele fique preso à pele.
Sem comentários:
Enviar um comentário